Voces gostaram

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ROCHAS E MINERAIS

ROCHAS E MINERAIS

Toda a litosfera é constituídas por rochas que são constituídas por diversos minerais.

De acordo com a constituição da rocha podemos classifica-las em três grandes grupos:

Rochas Ígneas, Magmáticas ou Vulcânicas;

Rochas Sedimentares ou Estratificadas;

Rochas Metamórficas.

As rochas Ígneas ou Magmáticas se formaram apartir do esfriamento do magma, Isto ocorre de duas formas, uma dentro da Terra, em condições de alta pressão e outra sobre a Terra em um resfriamento rápido e sem a mínima pressão. Conforme este fato podemos classifica-la de duas formas:

INTRUSIVAS – são aquelas que se formam no interior da terra em uma cristalização lenta e gradativa, neste caso os minerais dissolvidos neste magma mantém sua individualidade sendo facilmente reconhecido como é o caso do Granito, podemos verificar em sua composição o QUARTZO, MICA E O FELDSPATO.

EXTRUSIVAS – são rochas que se formaram do lado externo, na superfície da Terra. Neste caso o magma se esfriou rapidamente não dando tempo dos minerais dissolvidos garantirem sua formação homogênea. As rochas formadas neste caso são escuras e uniformes, como no caso do BASALTO. Há também outro grupo de rochas que são denominadas de PEDRAS-POMES que se originou de um esfriamento tão rápido que inúmeras bolhas de ar ficaram presas em seu interior.

A terra rocha encontrada no norte do Paraná e sul de São Paulo e basicamente constituída pelos mesmos elementos encontrados no Basalto levando nos a crer que há milhões de anos atrás ocorreram extensos derrame de lava nestas regiões. A decomposição do basalto deu origem a chamada terra rocha que muito fértil e ideal para o plantio do café.

ROCHAS SEDIMENTARES
OU ESTRATIFICADAS:

As rochas sedimentares são rochas mistas, formada a partir de tudo que se deposita em um determinado local, podemos encontrar tanto fragmento de rochas Extrusivas como Intrusivas e em alguns casos, até mesmo restos de animais e vegetais fossilizados. Fossilizado, justamente em conseqüência desta deposição de sedimentos.

As rochas sedimentadas apresenta as seguintes características principais:

Apresentam camadas distintas em conseqüência de sucessivas deposições de partículas ao decorrer do tempo.

Geralmente apresentam fósseis que são restos de animais ou vegetais que foram preservados no decorrer dos tempos.

Os fósseis tem uma grande importância para os paleontólogos, sendo estes a marca "viva" de épocas passadas. Estudando os fósseis os cientistas podem determinar :

O ambiente predominante no local em que foram encontrados, terrestre ou aquático.

O tipo de animais e vegetais que ali viviam.

A evolução do clima ao longo do séculos.

A idade relativa das diversas camadas de rochas, já que sabemos que estratos contendo um mesmo tipo de fosseis tem a mesma idade.

Com estas informações retiradas destes substratos podemos recriar condições e aspectos característicos de determinadas épocas.

TIPOS DE ROCHAS SEDIMENTARES

1. ROCHAS SILICOSAS

AREIA: composta de grãos de Quartzo ou Sílica, podendo haver entre eles brilhantes grãos de mica.

ARENITO: composto formado apartir da compactação dos grãos de areia.

QUARTZO: sílica pura, quando colorida recebe o nome de Ametista (coloração violeta), Quartzo Hialino ou Cristal de Rocha (quando transparente).

2. ROCHAS ARGILOSAS


Argila – mais conhecida como barro, pode ser de varias cores: cinza, amarela ou branca. A argila e basicamente composta por granito e gnaisse decomposto. A argila é muito usada na confecção de telhas, tijolos, pias, vasos, azulejos, louças finas e porcelanas, nesse caso usa se o Caulim, tipo especial de argila, branca.

3. ROCHAS CARBONADAS

CARVÃO MINERAL: surgimento em conseqüência do soterramento de florestas, levando a decomposição desta sem a presença de oxigênio. O carvão é uma rocha mole de cor negra, encontrado a "céu" aberto ou em regiões subterrâneas. O carvão e utilizados nas industrias siderúrgicas como fonte de calor para fundir diversas ligas metálicas como ferro e aço.

TURFA: é leve e tem aspecto esponjoso. Sua queima produz muita fumaça e pouco calor.

4. ROCHAS CALCÁRIAS

Calcário: apresenta grande porosidade, geralmente resulta do carbonato de cálcio, de origem marinha, mas temem pode ser encontrado no fundo de velhos lagos ou mares devido ao acumulo de carapaças e conchas de animais que ali viveram, neste tipo de rocha também podemos encontrar grande quantidade de fósseis. Aquecendo o calcário obtemos a cal, material utilizado em larga escala na construção civil. Quando misturado à argila na temperatura de 1500 C produz o cimento. Em grandes depósitos naturais, surgem com o decorrer dos tempos, belíssimas grutas e cavernas, por serem de grande permeabilidade e facilmente lavada e levada pela infiltração de água. No teto dessas cavernas de calcário encontramos projeções formadas pelo gotejar da água. Estas estruturas recebem o nome de ESTALACTITES. Quando estas formações ocorrem de baixo para cima chamamos de ESTALAGMITES. Eventualmente estas duas se encontram formando belíssimas colunas calcárias.

5. ROCHAS METAMÓRFICAS

São rochas que se origina a partir de rochas já existentes como no caso das sedimentares e ígneas. Devido ao efeito da pressão e da temperaturas altas estas rochas mudam suas características e geralmente não possuem fósseis. Entre as rochas metamórficas destacamos:

GNAISSE : Este tipo de rocha é muito encontrada no Rio de Janeiro (RJ). Este tipo de rocha que constitui o Corcovado e o Pão de Açúcar. A origem dessa rocha se dá da transformação granito.

MÁRMORE : Rocha muito dura e compacta, originado da transformação do calcário, que sofre cristalização , formando grãos de calcita e dolomitas. Apresenta coloração variada, no Brasil encontramos mármore em quase todos os estados brasileiro. Sua constituição compacta possibilita ser polido dando beleza e graça a este material e valor comercial.

ARDÓSIA : seu surgimento se dá no aquecimento da argila sobre alta temperatura, no comercio é muito utilizada no revestimento de fachadas.

QUARTZITO : semelhante ao arenito, porém de maior resistência. Seu uso comercial esta muito ligado ao revestimento de faixadas.

XISTO BETUMINOSO : este tipo de rocha é basicamente utilizada para a extração de Óleo Betuminoso

ITABIRITO : rocha rica em minério de ferro (hematita), encontrada principalmente em Minas Gerais.

No estudo dos minerais devemos destinguir a diferença de minérios e minerais :

1 – Minério - mineral do qual obtemos elementos químicos;
2 – Mineral - Toda substancia inorgânica (sem vida) encontrada na crosta terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário