Voces gostaram

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DEZ ANOS DE COTAS

DEZ ANOS DE COTAS NO BRASIL
...O QUE AINDA PRECISA SER FEITO.
O sistema de cotas americano
Até o começo dos anos 60, a discriminação racial nos Estados Unidos era pesada e amparada na legislação. Os negros eram proibidos de morar em determinados bairros, estudar em escolas de maioria branca e até fazer compras em certos armazéns. Uma cena comum era ver espalhadas em terminais rodoviários e ferroviários placas que indicavam as salas de espera, os banheiros e as pensões "for colored people" (para pessoas de cor). Nos ônibus e trens, assentos eram reservados no fundo dos coletivos para passageiros negros, mesmo que houvesse lugares vazios nos bancos da frente.
A partir dessa época, o governo americano, pressionado por demonstrações crescentes de insatisfação na comunidade negra, foi levado a alterar as leis sobre a questão racial. Um dos resultados desse processo foi o estabelecimento de um sistema de cotas. Nas universidades e na administração pública, um porcentual das vagas foi reservado aos negros. O sistema funciona até hoje e a cota varia de Estado para Estado, conforme a densidade de negros na população. Na média nacional, os negros representam 12% dos habitantes. O setor privado recebe incentivos fiscais quando contrata negros em vez de brancos. A implantação das chamadas "políticas afirmativas" melhorou a qualidade de vida dos negros americanos. Graças a ela, um em cada três negros vive hoje com padrão anteriormente exclusivo dos brancos.
Atualmente, a manutenção das cotas é um dos acirrados debates da sociedade americana. Principalmente entre os brancos. O argumento mais comum contra as cotas é que o sistema seria também racista, já que supõe que os negros sejam estruturalmente menos capacitados do que os brancos, e portanto precisam ter suas vagas asseguradas na faculdade ou no emprego público. A verdade é que foi um recurso para combater a discriminação.

LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO. 5ª SÉRIE.

5 série..
Lista de exercícios entregar em uma folha de papel almaço.
1) Quais foram as quatro principais eras geológicas do planeta? Em qual delas surgiu à vida primitiva? E quanto aos dinossauros?
2) Quais são os planetas que compõe o Sistema Solar? O que são satélites naturais?
3) Com suas palavras, descreva como se deu e evolução da vida do surgimento dos primeiros seres vivos até os dias atuais.
4) Comente sobre as rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
5) Por que podemos afirmar que a vida na Terra depende da existência dos vulcões?
6) O que são placas tectônicas? Como se formam as cadeias de montanhas?

7) Relacione as colunas:
1 – Era Cenozóica. ( ) domínio dos dinossauros.
2 – Pré – Cambriano. ( ) aparecimento das primeiras manifestações de vida
3 – Era Mesozóica ( ) formação das grandes cadeias de montanhas.
4 – Era Paleozóica. ( ) surgimento dos primeiros anfíbios e peixes.
08) Como se formam as rochas metamórficas?
09) Com suas palavras, comente sobre os agentes internos e externos na formação do relevo.
10) Comente sobre cada uma das formações de relevo citadas abaixo:
a) Cadeias de Montanhas
b) Planície.
c) Serras
d) Escarpas:

11)Sabemos que a latitude é composta de linhas imaginárias que vão da Linha do Equador aos Pólos (de 0 a 90 graus). Agora responda:
a) Quais são as zonas térmicas da Terra?
b) Em qual delas nós vivemos?
c) Quais são as principais linhas imaginárias da Terra?
d) Qual é o principal fenômeno provocado pelo movimento de Rotação da Terra?
12) Defina geografia?
13) O que é latitude e Longitude?
14) Quais são os movimentos que a terra realiza ?
15) quantos fusos horários a terra tem?
16) O que são paralelos?
17) Quais são os pontos Cardeais ?
18) Quais são os Planetas do Sistema solar?
19) O que determina o movimento de translação da Terra ?
20) O que determina o movimento de rotação da Terra ?
21) Quais são os continentes?
22) Quantos estados formam o território brasileiro?

LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO.

EXERCICIOS DE GEOGRAFIA. 6ª serie
1. O que é um Climograma?
2. Quais informações podemos tirar de um Climograma?
3. Qual a diferença nos conceitos: Raça, etnia, povo?
4. Uma das principais características do povo brasileiro é a sua Miscigenação? Justifique essa afirmativa.
5. A miscigenação do povo brasileiro está relacionada com o Mestiço. O que e quem é o Mestiço?
6. Qual a diferença dos termos: Mameluco, mulato, cafuzo?
7. Qual a diferença das Migrações externas das Migrações internas?
8. Qual a diferença de emigração e imigração?
9. Explique os tipos de migrações: Migração pendular, sazonal ou transumância, rural-urbana (êxodo rural), inter-regionais.
10. O que é População absoluta?
11. O que é População relativa (densidade demográfica)?
12. O que é uma Pirâmide Etária?
13. Quais informações podemos observar de uma Pirâmide Etária?
14. Quais as principais atividades no Uso da terra no Brasil?
15. Explique os tipos de pecuária: a Pecuária primitiva (extensiva), melhorada e a leiteira.
16. Explique os tipos de agricultura: Agricultura comercial (latifúndios) e a pequena lavoura comercial e familiar
17. Quais as principais características do Sistema agrícola extensivo e do Sistema agrícola intensivo?
18. Diferencie: Sistema de pecuária intensiva e Sistema de pecuária extensiva.
19. Qual é a região de maior concentração industrial no Brasil?
20. Quais são os três setores da economia?
21. Qual a relação da Urbanização brasileira com a Expansão da atividade industrial no sudeste do país?
22. Em relação a situação socioeconômica do Brasil no mundo possui potencialidades e dificuldades. Comente sobre esse panorama.
23. O que é o IDH?
24. Quais os três fatores que leva em consideração o IDH?
25. Quem são os BRIC’s?
26. Qual o significado das seguintes siglas: ONU, PNUD, IDH, PIB, PIB per capita, BRIC, G6, IRT, TEC?
27. Quando e por quais países foi criado o MERCOSUL?
28. Quais os principais tipos de Vias de circulação?
29. Qual o significado da nomenclatura e o sentido das Rodovias federais?
30. Qual a diferença entre Recursos naturais renováveis e não renováveis? Cite exemplos.