Voces gostaram

sábado, 23 de abril de 2011

LISTA DE EXERCÍCIO I 2º ANO 2º BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIO I 2º ANO 2º BIMESTRE
1) Nos últimos anos, tem-se constatado, no Brasil, um processo de desconcentração industrial por regiões, uma vez que, em 1970, 70% das 5 mil maiores empresas do País estavam concentradas na região Sudeste. Já no ano 2000, esse percentual diminuiu para 55%, tendo em vista o deslocamento das indústrias para outras regiões brasileiras, especialmente Nordeste e Sul. Identifique e explique dois fatores que proporcionam a ocorrência desse processo.
2) O desempenho atual da indústria brasileira sofre interferência negativa de fatores de ordem interna ou externa.
Considerando-se essa informação, é INCORRETO afirmar que, no Brasil, a indústria é afetada,
a) internamente, pelo custo das tarifas públicas e pela carga tributária, que penalizam o setor produtivo brasileiro.
b) externamente, pelas oscilações no valor da moeda do País, que interferem na competitividade do produto nacional.
c) externamente, pelos acordos bilaterais que, assinados pelo País, restringem o número de parceiros e itens comercializados.
d) internamente, pelo baixo poder aquisitivo de grande parte do mercado consumidor, conseqüência da má distribuição de renda no País.

3) Refletindo sobre a dinâmica que marcou as etapas da industrialização brasileira, leia as afirmativas abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) Ainda sob o governo de Getúlio Vargas, o estado brasileiro assumiu um importante papel na industrialização brasileira, ao criar as companhias estatais de infra-estrutura e as indústrias pesadas necessárias ao nosso desenvolvimento.
( ) Juscelino Kubitscheck redirecionou o modelo industrial brasileiro durante seu governo ao abrir o país para a entrada das indústrias leves multinacionais, como por exemplo no setor automobilístico.
( ) Durante o regime militar, o projeto de desenvolvimento econômico brasileiro voltou a apoiar-se majoritariamente na iniciativa privada e nacional. A prioridade dos militares era evitar o endividamento externo e direcionar investimentos à educação e à saúde.
( ) A partir dos anos 90, o Brasil passou a seguir fielmente os fundamentos do neoliberalismo, e assim promoveu a diminuição da participação do Estado nas atividades econômicas e industriais brasileiras, através de um amplo programa de privatizações no setor infra-estrutural e de indústrias de base.
( ) Atualmente, as multinacionais controlam a maioria do mercado no setor das indústrias leves; já no setor dos bens de produção ainda é vetada qualquer participação da iniciativa privada.

A seqüência correta é:
a) F - F - V - F - V
b) F - F - V - V - V
c) V - V - F - F - V
d) F - V - V - V - F
e) V - V - F - V – F
4 ) Quais os problemas foram ocasionados nos pises subdesenvolvidos pela Revolução Verde?
5) De que forma as políticas agrícolas dos países desenvolvidos afetam a economia dos subdesenvolvidos?
6) Caracterize a agricultura orgânica e indique suas vantagens em relação às outras formas de cultivo.
7) Que riscos se supõe que os produtos geneticamente modificados acarretam?
8) O panorama da indústria brasileira tem sido afetado por diversos fatores, como a abertura comercial, as elevadas taxas de juros e o câmbio quando favorece as importações. São medidas racionais e necessárias a serem adotadas pelo Estado para estimular o setor industrial, EXCETO:
a) estímulo à produção com qualidade e produtividade, visando a maior competitividade no comércio externo.
b) imposição de critérios internacionais para recepção de tecnologias e investimentos financeiros que estimulem a autonomia da indústria nacional.
c) elaboração de uma nova política industrial para o País, estabelecendo diretrizes específicas de apoio para as micro e pequenas empresas.
d) definição de uma política integrada de desenvolvimento industrial, comercial e de serviços, estimulando o emprego e a renda
9) A tendência à desindustrialização dos grandes centros urbanos tem traçado novos rumos para o desenvolvimento regional. Indústrias tradicionais do Sul e do Sudeste se transferem para o Nordeste, buscando compensações.
Um fator de atração para esse deslocamento de indústrias em direção ao Nordeste é a
a) mão-de-obra especializada
b) oferta de benefícios fiscais por parte dos governos estaduais nordestinos.
c) proximidade dos maiores centros consumidores do país.
d) existência de pólos industriais com infra-estrutura econômica e tecnológica.
e) presença das Metrópoles Nacionais..
10) A atividade industrial se constitui em um dos principais fatores da organização do território brasileiro. No período entre 1930 e a primeira metade da década de 1950, essa atividade:
a) intensifica a internacionalização do processo industrial por meio da implementação dos grandes complexos industriais, permitindo, assim, uma elevada geração de empregos no setor.
b) promove a abertura das fronteiras ao capital estrangeiro, com a criação de incentivos fiscais, cambiais, tarifários e creditícios, visando atrair investimentos externos para o Brasil.
c) define as condições favoráveis para o desenvolvimento industrial, a partir da produção cafeeira, ampliando o mercado interno e favorecendo a imigração para a substituição da mão-de-obra escrava.
d) consolida a substituição da mão-de-obra imigrante pela mão-de-obra nacional, implementando mudanças no plano da política interna, direcionada para a atividade industrial no país.
11)

Considerando as condições naturais das áreas de cultivo de soja, explique como foi possível ocorrer a expansão geográfica desse cultivo.
12)
a) A partir dos dados anteriores, explique a relação entre a produção pecuária no Brasil e o tamanho dos estabelecimento rurais.
b) O que se pode concluir dessa relação?

13) Examine a tabela adiante.
DISTRIBUIÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS AGRÍCOLAS.

NO BRASIL, DE ACORDO COM O TAMANHO EM 1985.
No que se refere à distribuição da terra rural no Brasil, os dados da tabela permitem afirmar que
a) a distribuição da terra rural é eqüitativa.
b) mais de 70% da terra rural corresponde aos estabelecimentos com mais de 100 hectares.
c) são os estabelecimentos de 10 a menos de 100 hectares que correspondem à maior parte da terra rural.
d) são os estabelecimentos com menos de 10 hectares que correspondem à maior parte da terra rural.
e) são os estabelecimentos com mais de 100 hectares que correspondem à menor parte da terra rural.
14)
A seguir está representada a distribuição da produção de importantes produtos agrícolas brasileiros. São eles, respectivamente:
a) I. cana-de-açúcar
II. laranja
III. algodão
b) I. laranja
II. café
III. trigo
c) I. cana-de-açúcar
II. café
III.soja
d) I. café
II. cana-de-açúcar
III. trigo
e) I. laranja
II. cana-de-açúcar
III. soja
15)
O gráfico ilustra o controle do agroecossistema em dois tipos de agricultura
a) Com base nas informações contidas no gráfico, identifique os dois tipos de agricultura.
b) Discorra sobre os impactos ambientais decorrentes da adoção de cada um deles.
16) "A soja ocupou os espaços remanescentes da economia e do território regional e avançou sobre áreas de pecuária extensiva com base no arrendamento de terras e sobre a agricultura colonial, deslocando produtos destinados ao auto-abastecimento regional e pressionando a saída de trabalhadores, de produtores sem terra e de pequenos proprietários.
A ocupação de áreas que haviam ficado à margem do complexo agroindustrial da soja permitiu reter, na região, a pequena produção desarticulada com a expansão de cultivos modernos ou desalojada com a construção de barragens para a produção de energia hidrelétrica. Por outro lado, a expansão do sistema de integração de pequenos produtores à indústria viabilizou, através do desenvolvimento de atividades compatíveis com reduzidas extensões de terra - avicultura e suinocultura confinadas e cultivo do tabaco para a produção de fumo -, a permanência de pequenos produtores cujos estabelecimentos não apresentavam escala adequada à implantação da lavoura mecanizada de grãos".

Este texto refere-se à agricultura
a) da Região Sul.
b) da Região Centro-Oeste.
c) do Estado de São Paulo.
d) da Região Nordeste.
e) do Estado de Mato Grosso.
17)
Fundamentando-se nos dados do gráfico a seguir, discorra sobre as transformações ocorridas com os setores agrárias e industriais brasileiros no período considerado.
18) Compare a atividade pecuária do pampa argentino com a do Brasil Central no que diz respeito a:
a) raças e espécies.
b) quatro natural.
19) Em relação às atividades agrárias, é incorreto afirmar:
a) A cultura irrigada do arroz é largamente disseminada nos deltas dos rios Hwang Ho, Yang-Tsé-Kiang e Mekong.
b) Entre as formas de exploração agrícola cooperativista, salienta-se a comuna popular da China.
c) A "plantation" corresponde ao sistema agrícola que surgiu como um empreendimento capitalista em que o colonizador se apossou de grandes porções de terras na Colônia, e procurou cultivar, em larga escala, produtos tropicais para abastecer regiões de clima temperado.
d) A rena é um animal de tração e fornecedor de alimentos, encontrada no norte da Eurásia.
e) No Nordeste brasileiro, ocorrem as migrações sazonais do rebanho bovino, que permanece na caatinga durante a estação das chuvas e é levado para as margens dos rios perenes, a exemplo do São Francisco e do Parnaíba, na estação seca.
20)
O gráfico representa o percentual da área ocupada por plantations em três países do Sudeste Asiático nos anos de 1910 e 1980.-
a) Descreva a evolução da área ocupada por plantations nestes países, nos dois anos considerados.
b) Caracterize a agricultura de plantation.
21) Relacione características do meio físico com a produção de trigo e a criação de gado nos países platinos.
23) Responda qual o principal fator que justifica a área produtora de:
a) gado leiteiro
b) gado de corte, nos Estados Unidos da América.
24) Explique a diferença entre estrutura agrária e estrutura agrícola.
25) A cultura de jardinagem é uma forma de agricultura tradicional, embora com técnicas mais ou menos aprimoradas (irrigação e adubação), cuidados bastante especiais em relação aos vegetais e ao solo, e boa produtividade por hectare. Esse sistema agrícola é encontrado principalmente
a) no nordeste dos Estados Unidos.
b) nas áreas de cerrado do Brasil central.
c) nas planícies da Rússia e Ucrânia.
d) no sul e sudeste da Ásia de monções.
e) no leste da Austrália e Nova Zelândia.

2 comentários: