GABARITO Caderno do Aluno Geografia – 5ª série/6º ano – Volume 1
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
LEITURA DE PAISAGENS
Para começo de conversa
Páginas 3 - 4
Antes de iniciar as atividades propostas, é fundamental discutir o significado do
conceito de paisagem na Geografia. Além disso, sugerimos informar aos alunos que a
paisagem por eles representada será objeto de reflexão em sala de aula.
No preenchimento do quadro, cada aluno apresentará uma paisagem diferenciada,
relacionada à sua vivência. Entretanto, o conjunto das reflexões deve levar à ideia de
que a maior parte dos elementos naturais presentes na paisagem resulta de dinâmicas de
longa duração, enquanto os elementos sociais presentes na paisagem, produzidos pelo
trabalho, têm uma finalidade e interagem entre si.
Página 4
Espera-se que os alunos ampliem a discussão sobre o conceito de paisagem,
utilizando-se de relatos sobre os elementos naturais e sociais que compõem as paisagens
percorridas cotidianamente. É importante que você oriente os alunos, pois, nesta etapa
inicial do estudo, é comum os alunos confundirem elementos sociais com naturais,
como, por exemplo, uma plantação de café é considerada pelo aluno como natural, pois
tem árvores, mas é um elemento social, pois resulta do trabalho humano (agricultura).
Páginas 5 - 7
1. Na primeira fotografia, predominam construções baixas, e uma parte do terreno não
havia ainda sido edificada. Além disso, as carroças dominavam o sistema de
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transportes. A torre da igreja é um elemento interessante de ser destacado, pois, nas
demais fotografias, está atrás das construções, não sendo possível vê-la claramente, o
que demonstra a mudança na paisagem.
2. Neste pequeno intervalo de tempo, muita coisa mudou. As casas foram substituídas
por prédios sofisticados, enquanto os trilhos anunciavam a chegada de um modo de
transporte urbano mais rápido e eficiente: os bondes (que, nessa época, eram de
tração animal).
3. Na fotografia tirada em 1920, os automóveis já disputam espaço com os bondes, que
a este tempo já eram movidos por eletricidade, embora tenham sido introduzidos no
século anterior. O fluxo de pessoas é mais intenso, o que indica um aumento na
atividade comercial da região.
4. Em 2008, todos os meios de transporte haviam deixado de circular no Largo,
transformado em espaço para pedestres. No entanto, pode-se notar, no lado direito da
foto, um poste indicando a estação do Metrô São Bento, situada nos subterrâneos da
praça (ela, portanto, compõe a paisagem, ainda que não possa, evidentemente, ser
vista integralmente na foto). Além disso, os prédios sofisticados introduzidos no final
do século XIX haviam cedido espaço para edifícios muito mais altos. Entretanto,
algumas das antigas edificações resistiram à passagem do tempo e continuam a fazer
parte da paisagem.
Páginas 8 - 10
1.
a) Em 1829, Essen era pouco mais que um povoado rodeado de campos cultivados
e bosques.
b) As plantações dos campos que rodeavam a cidade prosseguiam no interior do
núcleo urbano. A torre da igreja era destaque absoluto na paisagem.
c) Observando-se a imagem, é possível estabelecer relações entre o campo, onde
eram cultivados os alimentos, e o núcleo urbano, local de moradia da população.
2.
a) Essen, em 1867, já despontava como uma cidade industrial.
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b) As fábricas e suas chaminés, assim como o trem carregado de carvão, destacamse
nesta paisagem. É importante perceber que a torre da igreja se confunde com as
chaminés das fábricas, ficando quase imperceptível.
c) Observa-se um crescimento da mancha urbana, provavelmente promovido pela
chegada das indústrias.
d) A ferrovia e as fábricas são elementos fortemente conectados entre si. Além do
aumento da população marcado pelo crescimento urbano.
3.
a) A mancha urbana expandiu-se e as edificações modernas dominam a paisagem,
no lugar da área rural.
b) A torre da primeira igreja continua a existir, mas se tornou um testemunho do
passado distante. A cidade é hoje dominada por edifícios modernos e por
infraestrutura de circulação, tal como ruas e avenidas.
c) Quase tudo está diferente. Os campos de cultivo de 1829, bem como as
chaminés e trens de 1867, desapareceram.
d) Na Essen contemporânea, a presença de ruas e avenidas demonstra a
importância dos automóveis para a circulação na cidade.
Páginas 11 - 12
1.
a) O rio, a vegetação e as montanhas.
b) As estradas e a ponte.
c) Sim, pois a ponte que liga as duas margens do rio está conectada à estrada, o que
permite a circulação de pessoas e mercadorias.
2. Neste caso, espera-se que os alunos descrevam a área plantada, os caminhões com as
frutas e as máquinas, inter-relacionando o plantio com o transporte e o
processamento da laranja, e reconheçam cada uma dessas etapas como integrantes de
um mesmo sistema de técnicas.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
PAISAGEM E MEMÓRIA
Páginas 14 -15
Estas expressões não possuem um significado único, pois admitem diversas
interpretações. Contudo, para auxiliar os alunos na tarefa de interpretação do texto,
sugerimos que a discussão seja conduzida com base nos seguintes elementos:
• Mapa afetivo das cidades: A autora afirma que, na São Paulo antiga, os lugares
eram inseparáveis dos eventos neles ocorridos. Dessa forma, os lugares da cidade
tinham um valor afetivo, ligado às experiências pessoais. O mapa afetivo da cidade é
formado pela soma de seus lugares e das experiências que neles ocorreram,
simbolizando uma relação de carinho entre a cidade e as pessoas que nela vivem. O
imaginário é um importante componente do afetivo.
• Esporte popular: Esporte aberto a todos, não sendo preciso pagar nem para praticar
nem para assistir.
• Esporte de massa: Esporte praticado por profissionais em grandes estádios, com
público pagante.
• Especulação imobiliária: Especulação do preço dos terrenos. É interessante
informar aos alunos que, em São Paulo e em todas as cidades brasileiras, existe uma
tendência à valorização do preço da terra, e muita gente compra terrenos urbanos
apenas para aguardar a valorização e vender mais tarde, por um preço mais elevado.
Essas pessoas especulam com os imóveis, ou seja, praticam especulação imobiliária.
• Fisionomia da cidade: Aspecto geral da cidade, que inclui elementos de ordem
cultural (tais como costumes e formas de relacionamento entre seus habitantes),
material (tais como edifícios, praças e avenidas) e, ainda, natural (como os rios e
morros presentes nos espaços urbanos).
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Páginas 16 - 20
O relatório solicitado na pesquisa deverá conter a síntese dos resultados do trabalho
proposto. Esta etapa de registro é muito importante no desenvolvimento das
competências e habilidades envolvidas na prática de pesquisa. Por isso, é recomendável
que todos os alunos registrem o relatório de trabalho de seu grupo.
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Neste caso, trata-se da expressão individual dos resultados do trabalho realizado em
grupo. Portanto, é um momento privilegiado para a sua própria pesquisa sobre os
conhecimentos já adquiridos a respeito das mudanças e permanências nas paisagens.
Espera-se que o aluno identifique, no mínimo duas mudanças na paisagem da cidade,
mas outros elementos podem surgir no desenho do aluno e devem ser destacados
durante a discussão em aula.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
AS PAISAGENS CAPTADAS PELOS SATÉLITES
Páginas 22 - 24
Antes de iniciar as atividades propostas, é fundamental discutir com os alunos o
aspecto de que, na realidade, a imagem de satélite apresentada é uma abstração, baseada
em um planisfério. Isso pode ser constatado por alguns fatos: a) notam-se as
deformações de projeção, por exemplo, ao observarmos a Groenlândia, apresentada em
tamanho quase equivalente ao da América do Sul, quando, na verdade, é quase dez
vezes menor; b) há ausência total de nebulosidade, o que nunca se verifica em uma
imagem real de satélite; c) toda a Terra está escura (noite), quando, de fato, isso não
pode ocorrer concomitantemente nos dois hemisférios.
1. Espera-se que os alunos percebam que os Estados Unidos, a Europa e o Japão,
apresentam a maior concentração de cidades, e que relacionem isso ao fato de serem
estas as áreas mais industrializadas e urbanizadas do mundo, nas quais o fenômeno
urbano se espalha por todo o território.
2. Na África, na América do Sul e na Oceania, as grandes concentrações urbanas são
mais raras e dispersas. No caso da África e da América do Sul, trata-se de
continentes nos quais predominam países de pouca industrialização, e nos quais a
população urbana se concentra em um número reduzido de cidades. Na discussão,
sugere-se que os alunos sejam informados de que, tanto na Oceania como nas altas
latitudes, a ausência de grandes concentrações urbanas pode também ser explicada
por fatores de ordem natural, tais como a existência de desertos e a ocorrência de frio
extremo.
3. A imagem revela que o fenômeno urbano é fortemente disseminado no território do
Japão, o que significa uma grande industrialização.
4. A maior parte dos poços de extração de petróleo e gás natural localiza-se no Oriente
Médio, no Norte da África, no Noroeste da América do Sul (principalmente
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Colômbia, Equador e Venezuela) e na Rússia. Esses recursos são usados na geração
de energia e nos transportes e, por isso, são considerados estratégicos.
5. Grande parte das áreas de queimada localiza-se nas bordas da Amazônia e no centro
da África, em regiões recobertas pelas florestas equatoriais.
Páginas 25 - 26
1. No Brasil, a maior concentração de cidades ocorre na região Sudeste, uma vez que
esta é a região mais urbanizada e que concentra a maior parte da produção industrial
do país.
2. A imagem revela a existência de grandes concentrações urbanas no Estado de São
Paulo, que se destacam em relação aos outros estados da região Sudeste.
3. A região Norte registra um número menor de grandes concentrações urbanas, pois
ainda é, em grande parte, dominada pela vegetação natural: a Floresta Amazônica.
Ali predominam, com exceção das cidades de Belém e Manaus, atividades
agropecuárias que utilizam pouca mão de obra.
4. No litoral, onde se localizam quase todas as capitais.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
AS PAISAGENS DA TERRA
Para começo de conversa
Páginas 28 - 29
Filme 1 – Resumo
Para orientar a elaboração do resumo do primeiro filme, sugerimos que você alerte os
alunos a ficarem atentos para:
• os elementos naturais da paisagem;
• os materiais de construção utilizados;
• o significado do nomadismo;
• o sistema de abastecimento de água;
• as principais atividades econômicas.
Filme 2 – Resumo
Para orientar a elaboração do resumo do segundo filme, sugerimos que você alerte os
alunos a ficarem atentos para:
• os elementos naturais da paisagem;
• os materiais de construção utilizados;
• as atividades econômicas e a destinação dos produtos;
• o cotidiano das crianças.
Página 29
Todas as imagens selecionadas pelos grupos deverão estar devidamente legendadas.
No caso das imagens urbanas, é preciso identificar a cidade e o país no qual ela se situa.
No caso das imagens rurais, o tipo de vegetação ou o produto cultivado e o país ao qual
aquela área pertence. Os grupos serão avaliados de acordo com a diversidade das
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imagens conseguidas, a clareza das legendas e o cuidado com a montagem dos painéis
(organização).
Desafio!
Página 30
Nesta etapa, os alunos vão sistematizar suas anotações, de forma a produzir um texto
dissertativo sobre a diversidade das paisagens do mundo e sobre os fatores que explicam
essa diversidade. É importante orientar os alunos a considerar no texto tanto a
diversidade dos ambientes naturais, quanto a dos objetos técnicos, ou seja, produzidos
pelo ser humano.
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1. Alternativa b.
2.
a) Elimina completamente os objetos naturais. (F)
b) Transforma intensamente as paisagens. (V)
c) Torna as paisagens mais humanizadas. (V)
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